Este é um jogo bem interessante para trabalhar com turmas onde tem aluno com deficiência visual (cego). Um baralho com números em braille. Todos podem construir juntos o conhecimento da linguagem escrita dos cegos. Pode-se à partir deste criar um de letras.
Materiais: botões do tamanho daqueles utilizados em colarinhos de camisa; cartas (prontas na folha de moldes); cartolina; cola de isopor; miçangas; papel cartão; palitos de sorvete; tesoura.
Colocando em Prática:
Recorte da folha de moldes os encartes das cartas do Baralho em que se verá no canto superior esquerdo uma tela vazia, onde deverá ser coloda a quantidade de continhas pretas iguas a utilizadas nas telas com as letras utilizadas para a confecção do jogo "Palavra Escondida".
Na Base Inferior direita você poderá observar o numeral correspondente ao representado em Braille.
No centro da carta, você deve colar a quantidade de botões correspondente aos numerais nas duas versões, para que tenha relevo.
Esses detalhes irão tornar o jogo personalizado, que poderão ser usados por alunos com baixa visão ou cegas.
As crianças com visão normal podem fechar os olhos ou utilizar vendas para que fiquem todos iguais.
Entregue Duas Cartas para cada aluno e lembre de deixar a disposição das crianças os palitos de sorvete, para ajudar na soma dos números.
Com o uso do Braille, as crianças deverão somar as quantidades obtidas nas duas cartas. Vence quem conquistar a maior quantidade. Assim encerra-se a partida para começar outra. Em caso de empate, cada criança receberá mais uma carta até que se obtenha um vencedor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário