Sabemos
que ao longo de nossas vidas um momento ou outro iremos nos socializar com
alguém que possua uma necessidade especial e para que nossos alunos estejam
preparados para tal situação, achamos necessário inserir esse assunto dentro da
sala de aula.
Para
isso trabalharemos com a turma os conceitos de amizade e diferenças, com as
crianças, por isso sugerimos que os alunos fizessem um desenho aonde retratasse
o título: “Meu Amigo Diferente é Especial” e escrevessem uma pequena frase
sobre o tema. Para apresentar aqui selecionamos três desenhos:
O
primeiro o aluno Gabriel Santos de Souza, desenhou duas meninos jogando futebol
em um campinho ensolarado., os meninos são parecidos em seu desenho e usam a
mesma roupa, sobre a frase ele escreveu “ Porque nós dividimos o lanche”, ou
seja para essa criança de 8 anos não importa as diferenças dos amiguinhos desde
que este possa brincar de bola e comer o lanche com ele, percebemos que não há
uma noção de que existem outros tipos de amigos com algumas necessidades especiais
diferentes.
O segundo desenho é da aluna
Samara Freitas de Oliveira, ela expressou em seu desenho suas fantasias, pois
nele havia um castelo, estrelas, sol e três princesas, em sua frase estava
escrito “ porque eu gosto dele”. Assim como no outro percebemos a inocência de
não compreender ou associar amigo especial com amigos com deficiência.
O terceiro desenho do aluno
Victor Hugo Mello, foi o único que conseguiu entender o que solicitamos ele
desenhou dois meninos um com óculos e bengala e um menino normal ambos
brincando em um campo verde e ensolarado. Sua frase do porque seu amigo é especial
foi “Porque ele gosta de brincar comigo. ”
Percebemos
então após a entrega dos desenhos a necessidade de trabalhar a diversidade e a
educação especial na sala de aula, mostrando aos alunos que os alunos com necessidades
especiais também são importantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário